O que é uma inspeção predial?

A Inspeção Predial verifica as condições técnicas e o estado atual de uso, conservação e manutenção de um determinado imóvel residencial, comercial ou industrial.

Identifica eventuais mudanças, reformas ou alterações em relação ao projeto original, que possam comprometer seu uso, conservação e suas condições de estabilidade e de segurança.

Suas conclusões são apresentadas em um laudo técnico de Inspeção Predial que aponta eventuais falhas ou anomalias, com seus diferentes graus de risco, que por sua vez estabelecem ações e prazos para a execução de correções em função da gravidade de cada caso.

A Inspeção Predial, segundo as normas técnicas pode ser de 3 níveis.

Nível 1 com a identificação e avaliação das anomalias e falhas aparentes.

Nível 2, uma inspeção mais detalhada com o uso de equipamentos e aparelhos, além da análise de documentos técnicos mais específicos em função da complexidade dos casos.

Nível 3, para uma situação mais complexa onde fazemos a inspeção predial de Nível 2 acrescida de uma auditoria técnica conjunta ou isolada, confrontando-se aspectos técnicos, usos, práticas e planos de manutenção em casos muito específicos, corrigindo e ajustando seus procedimentos.

As anomalias ou falhas existentes são avaliadas e classificadas em função do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, dentro dos limites da inspeção predial.

Podem variar do grau mínimo, sem incidência ou ocorrência de riscos à segurança e estabilidade e não exigindo ações corretivas. Temos o grau regular com a necessidade de algumas ações de correção à médio prazo e por último o grau crítico com ações corretivas imediatas.